O Mais Você desta sexta-feira, 25 de fevereiro, falou sobre uma nova tendência no Rio de Janeiro: turismo nas favelas pacificadas. Já pensou em fazer um passeio nos morros e nas comunidades que antes eram ocupadas por traficantes? Quem vier à cidade maravilhosa no Carnaval terá mais essa opção de lazer.
A repórter Jaqueline Silva foi ver de perto como isso está mudando a vida dos moradores dos morros da Babilônia, Chapéu Mangueira e Cantagalo, que rodeiam o famoso bairro de Copacabana. E quem visita as favelas percebe que muita coisa está mudando por lá.
Depois da instalação de 14 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nos morros, isso agora é possível. E não é só passear pelas comunidades. Já dá para se hospedar em casas e pousadas com diárias em média de R$ 100, com direito a uma vista maravilhosa.
Segundo os moradores do Cantagalo a visitação é muito grande e esse comércio hoteleiro está gerando uma boa fonte de renda para as famílias que estão investindo nesse área. Espanhóis, noruegueses, finlandeses, americanos, russos, franceses, árabes e até chineses e japoneses já passaram por lá.
E foi pensando no futuro que o diretor da Associação de Moradores do Morro da Babilônia passou a usar a própria casa para receber os turistas que visitavam a favela. Em menos de dois anos, a feijoada na laje do César virou tradição. Hoje o negócio envolve toda a família e o movimento dos turistas só aumentou.
Turismo na favela não é exatamente uma novidade no Rio de Janeiro. Depois da Eco 92 (Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento), muitos estrangeiros subiram os morros cariocas para ver de perto a vida dos moradores. O problema é que a violência afastava os turistas. Mas agora, com as unidades de polícia pacificadora, o cenário é outro e o movimento por lá não para de crescer.
No mundo
Essa moda que chegou ao Brasil é uma tendência mundial. Em muitos lugares, os turistas estão trocando as praias e tradicionais atarções locais por paisagens bem diferentes. No México, a atração são os lixões. Na África do Sul, esse tipo de turismo teve início com fim da Apartheid, em 1994. Os turistas podem passear a pé pelas favelas, conversar com moradores, almoçar num restaurante local ou mesmo passar a noite numa casa. No Quênia, na parte sul de Nairobi, a atração é o bairro de Kibera. No lugar está a maior favela da África. Lá moram um milhão de pessoas. Em Mumbai, na Índia, existem 2 mil favelas. Dharavi é a maior delas e a mais procurada pelos turistas.
Entre as mais belas praias: Copacabana e Ipanema. Aqui você encontrará conforto, simplicidade e segurança, venha conhecer o que de bom, a favela tem.
.
A Pousada Favela Cantagalo localizada na zona sul da cidade em uma comunidade pacificada e com vários entretenimentos culturais.
Além disso, a pousada oferece todo conforto necessário para sua estádia na cidade maravilhosa. Quartos com camas de solteiro e casal, banheiros privados e um excelente café da manhã no terraço de frente para o mar de Copacabana.
Quem sou eu
- C.Willians
- São Roque - São Paulo - Brasil
- Gosto de compartilhar o que eu vejo com toda a internet. Todas as imagens são ilustrativas Todos os links que AQUI se encontram, estão hospedados na própria Internet. grande abraço a todos... MAIORIA DAS PESQUISAS: wikipedia.org
Visualizações de página
Seguidores
Páginas
Arquivo do blog
Marcadores
- documentários (1)
- música (1)
- animes (3)
- campanhas (16)
- cavernoso (23)
- cultural (59)
- dança (4)
- datas comemorativas (15)
- dica filmes (16)
- documentários (6)
- ecológico (8)
- entrevistas (1)
- esportes (47)
- filmes (4)
- fotos (40)
- gifs (156)
- girls (2)
- habilidades (1)
- homenagem (1)
- imagens (61)
- jogos de 2011 (4)
- matéria videos (81)
- mensagem (14)
- mind (3)
- música (256)
- noticia (24)
- player (2)
- propagandas (10)
- relax (14)
- Remember (28)
- stop-motion (2)
- Terra (7)
- um sorriso a mais (74)